A economia digital trouxe incríveis oportunidades de aumentar as vendas, crescer e internacionalizar, especialmente para as Pequenas e Médias Empresas (PME), sendo fundamental ter uma boa estratégia de SEO, para atrair mais clientes e impulsionar o negócio.
Para ter uma presença digital eficaz, particularmente, utilizando poucos recursos é essencial uma Estratégia de SEO. Com a sua implementação conseguirá ter mais visibilidade, melhorar o posicionamento orgânico nos motores de pesquisa e ter mais conversões. O SEO para PMEs é um longo caminho a percorrer, é uma maratona e não um sprint. Mas tem, inegavelmente, as suas vantagens!
O que é o SEO?
A abreviatura de SEO significa Search Engine Optimization, em português, otimização para os motores de pesquisa ou de busca. Refere-se ao processo de melhorar o tráfego orgânico e a classificação de um site nas páginas de resultado de pesquisa no Google e, em breve, no Chat GPT.
O SEO baseia-se num conjunto de técnicas que visam posicionar as páginas entre os melhores resultados dos motores de pesquisa e obter benefícios a longo prazo.
Este tipo de estratégia, que é baseada na análise do negócio, do seu público-alvo e na forma como ele procura a informação- as palavras-chave.
Uma boa estratégia de SEO deve levar em consideração cada um dos principais fatores de ranqueamento e integrar várias técnicas como:
- criação e otimização de conteúdo de alta qualidade, que para além de estreitar a relação com os visitantes e clientes, também ajuda a melhorar a classificação da página a longo prazo.
- Optimização técnica do site, para dispositivos móveis e computador. Os utilizadores vão ter uma melhor experiência, contribuindo para ganhar novos clientes, mas também para conseguir melhorar as taxas de conversão.
- Linkbuilding, que consiste na Obtenção de links relevantes de outros websites
- SEO Local, que consiste em táticas para otimizar a presença da sua empresa nas pesquisas locais ou localizadas
Vantagens de uma estratégia de SEO para PMEs
No início de 2024, foram revelados os números do SEO (Search Engine Optimization), pela Hubspot . Destacamos 4 deles:
- A pesquisa orgânica equivale a 93% de todo o tráfego web
- A primeira posição nos resultados de pesquisa do Google tem uma taxa de cliques de cerca 35%.
- Os resultados orgânicos têm uma taxa cliques muito superior aos anúncios : 70-80% dos utilizadores clicam nos resultados orgânicos.
- O SEO orgânico tem um retorno cerca de 5,6 vezes maior que os anúncios.
Isto quer dizer que os motores de pesquisas, como o Google e num futuro próximo o Chat Gpt, se converteram na principal e mais importante fonte de tráfego das empresas.
Uma das maiores vantagens de uma estratégia de SEO é garantir mais trágefo, mais visibilidade e mais reputação à empresa, perante o seu público alvo, sem ser necessário um grande investimentos..
Por isso, implementar uma boa estratégia SEO a longo-prazo é é fundamental para melhorar a presença online, aumentando a credibilidade e autoridade, subir no ranking do Google, obter mais tráfego orgânico, e aumentar o número conversões, sejam elas leads ou vendas, ou seja aumentar a competitividade da sua PME.
Por outras palavras, se não aparecer nos primeiros resultados da pesquisa, perde cliques, leads e vendas para a concorrência. Portanto, investir o quanto antes numa estratégia de SEO representa uma ótima oportunidade para as PME que querem crescer na economia digital.
Não desista já do SEO, antes de começar!
Embora o SEO para PMEs seja uma longa maratona e em contínua melhoria, já provou sempre ser uma ferramenta surpreendentemente barata para os resultados que oferece. Se considerar 4 eixos de ação, é possível identificar as vantagens do SEO para PMEs. Elas são:
Atração
Atualmente, todos os consumidores vivem dos conteúdos que as empresas disponibilizam online..
Se tiver conteúdo otimizado, relevante e útil para o seu público-alvo e as suas personas, o Google irá fazê-lo aparecer nos primeiros resultados de procura, ajudando assim a aumentar as vendas e a fomentar a relação com os seus clientes.
Segmentação
É mais fácil atrair o seu público-alvo se souber quais as suas necessidades, desejos, comportamentos e, até, o que e como procura online.
Ao trabalhar essa informação, fará conteúdos orientados para responder a cada um desses critérios.
Investimento e Retorno
Já pensou que, a longo-prazo, pode aparecer na primeira página do Google sem ter de pagar constantemente anúncios para o fazer?
Investir em SEO significa, também, redução de despesas significativas em anúncio e obter trafego mais qualificado, mais conversões, mais vendas e maior retorno..
Medição, Análise e Controlo
Quantas pessoas estão à procura de um determinado assunto? Quais são os conteúdos mais procurados? Quais as principais pesquisas realizadas?
Tudo isto serve para alimentar a sua estratégia de SEO e consequentemente a estratégia de Marketing Digital da sua PME.
É fundamental medir, analisar e controlar a quantidade de visitantes que chegam ao seu website através de tráfego orgânico, quais as suas necessidades ou pesquisas, qual a taxa de conversão,… para adaptar a sua estratégia e maximizar os seus resultados.
Por onde começar estratégia de SEO da sua PME?
O nosso conselho: deve começar pelos fatores que consegue controlar. Perceber bem o seu público-alvo e as suas necessidades, trabalhar conteúdos e iniciar as otimizações necessárias. O foco das suas estratégias de SEO deve ser ajudar os utilizadores a encontrarem as informações de que precisam, agregando valor e oferecendo uma boa experiência.
Construir uma presença sólida e duradoura online, investindo numa Estratégia de SEO para a sua PME.
Se pretende melhorar e acelerar o seu posicionamento nos motores de busca, criar uma estratégia de posicionamento ou melhorar os seus rankings atuais, saiba o que os serviços de SEO e a Consultoria de SEO pode fazer por si.